Estava fazendo meu tour pelos sites que gosto e
encontrei dicas para a gente organizar as malas e não esquecer de nada!
1. O que levar
Cristina ensina um cálculo básico, independentemente se o lugar para onde você vai tem clima quente ou frio: a quantidade de peças da parte de baixo (vestidos entram nesta categoria) deve ser igual ao número de dias que você vai passar no local. Multiplicando este total por dois, você tem o número de partes de cima (blusas, camisetas, cardigãs) que deve levar. “Isso não quer dizer que cada duas peças de cima devem combinar apenas com uma peça de baixo. O ideal é que a mala inteira se coordene”, diz.
2. Cores
É interessante limitar o número de cores. Para uma viagem de cinco dias, por exemplo, a personal stylist afirma que quatro já são suficientes. Quem gosta de looks vibrantes pode escolher dois tons neutros e dois fortes. Os mais básicos optam por três cores neutras e uma forte. “A pessoa que tem o guarda-roupa muito colorido vai ter que dar uma acalmada na viagem, senão ela terá muita dificuldade na hora de se vestir”, alerta.
3. Estampas
Roupas estampadas geram mais problemas de combinação e, como são chamativas, dificultam repetições. Por isso, quanto menos estampas, melhor. Isso não significa que elas devam ficar fora da viagem. Leve poucas peças e prefira desenhos que conversem com as demais roupas.
4. Roupas novas
“Viagem não é hora de fazer experiências malucas, é hora de levar as coisas que sabemos que nos caem bem e que coordenam entre si”, diz Cristina. Evite encher a mala de peças novas, você pode achar que elas não ficaram tão bem em você como na hora em que as comprou.
5. Sapatos
Calçados geralmente são itens pesados, por isso é melhor levar menos pares e apostar em acessórios como lenços, brincos, colares e pulseiras. “Eles podem mudar completamente o look e são leves”, explica a expert. Para um passeio de cinco dias, por exemplo, três pares de sapatos já estão de bom tamanho.
6. Organização
“O ideal é dobrar o mínimo possível. Se uma regata cabe aberta na mala, é melhor colocar assim para a roupa chegar o menos amassada possível”, afirma a personal stylist. Ela diz ainda que para evitar carregar um monte de pequenas maletas, vale a pena levar uma bolsa maior onde caiba toda a sua bagagem. Dica: envolva as roupas mais delicadas em papel de seda ou mesmo em lenços que você está levando. Isso ajuda a protegê-las sem tomar muito espaço.
7. Precauções
“Minha mãe sempre me ensinou que se vamos para o Polo Norte, devemos levar um maiô e se vamos para o Equador, devemos levar um casaco de lã”, brinca Cristina. Em cidades muito quentes, por exemplo, o ar condicionado em ambientes fechados é muito forte, por isso é importante se precaver. “É bom estarmos preparados, mas isso significa levar o guarda-roupa dentro de um container. Devemos nos prevenir com o mínimo necessário”, lembra.
Ah, sem contar nas malas chiquérrimas que ainda dá tempo de comprar:
Boa Viagem!